ESPAÇO PARA IDEIAS, CONVERSAS E ENCONTROS DE INTERESSADOS PELO CONHECIMENTO HUNA




14 dezembro 2010

O COMEÇO - II


Max Freedom Long, por ter estudado as raízes das palavras havainas, suas junções e a forma como eram pronunciadas, chegou a conclusões reveladoras que indicam a sabedoria milenar do conhecimento Huna. Seu livro " Os Milagres da Ciência Secreta - Desvelando a Tradição Huna dos Antigos Polinésios" foi publicado no Brasil pela primeira vez em 1961. Conta o desenvolvimento de suas pesquisas, as mudanças políticas no regime de ocupação havaiana (que impulsionaram o isolamento da riquíssima cultura polinésia) e faz comparações com outras práticas consideradas mágicas ou milagrosas, observadas ao redor do mundo.

Quanto aos 3 aspectos ou níveis de consciência latentes na Huna, Long associa às denominações e conceitos da psicologia ocidental: subconsciente, consciente e supraconsciente. No entanto, trata-se apenas de uma analogia para facilitar a percepção do que seriam esses 3 Eus que formam todo ser humano:

 * Unihipili, considerado Eu Básico, por desempenhar as funções de subsistência de todo ser, como armazenamento de energia, manutenção do corpo, sede das emoções, depositário das memórias gravadas pelas experiências vivenciadas e raciocínio dedutivo. Capta as impressões sensoriais através dos 5 sentidos. Essas são algumas de suas características.

 * Uhane, considerado Eu Médio, por exercer influência e comando sobre unihipili, intelectualizando e tentando julgar e categorizar todos os aspectos possíveis e imaginários. Desenvolve raciocínio indutivo e procura filtar as impressões para formar um padrão de referência daquilo que é certo e errado. Não possui memória, mas tem fome de cultura e informação.

 * Aumakua, considerado Eu Superior, por representar a proteção invisível, mística, uma espécie de espírito paternal que habita (ao mesmo tempo) dentro e  fora de cada um. É um deus pessoal que atua em toda prece ou oração religiosa, independente do nome que se dê a ele. Expressa as qualidades divinas e auxilia diretamente quando solicitado com fé, emoção e vontade. 

Pode-se observar esta representação trina em outras culturas, filosofias e até mesmo doutrina religiosas, com diversos nomes e características semelhantes. Porém, os atributos e considerações destes 3 Eus adquirem uma profundidade diferenciada em Huna, como demonstraremos. O fato de estarem diretamente interligados e independentes, bem como a constatação de que se tratam de 3 espíritos e não apenas 3 aspectos de consciência,  já apresenta uma visão diferenciada desses conceitos simples e completos. (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário