ESPAÇO PARA IDEIAS, CONVERSAS E ENCONTROS DE INTERESSADOS PELO CONHECIMENTO HUNA




10 maio 2011

IMPORTÂNCIA DA RECARGA DE MANA - ENERGIA


Explicamos que mana, num sentido amplo, significa energia. Sim, a tão falada expressão utilizada e enfatizada em nossos dias. Fonte universal de vida que está presente em todas as coisas e corpos.

Para os antigos polinésios, há milhares de anos, essa ideia de energia era primordial e sua necessidade era elementar na eficácia de qualquer ato praticado, físico, mental e, sobretudo, espiritual. Como viviam naturalmente a crença de que todo ser humano é formado por 3 espíritos, toda atitude era por si "espiritualizada" e representava, no mínimo, desenvolvimento pessoal.
 
Se o espírito unihipili, que Max Freedom Long classificou como Eu Básico, precisa de mana para satisfazer as necessidades fundamentais no funcionamento do organismo, toda mana por ele produzida, armazenada e enviada é, portanto, desenvolvimento espiritual. Este simples processo deixa marcas no vasto arquivo de memórias até o ponto, depois de algumas vivências, onde haverá um salto para o crescimento (que será futuramente abordado).

Já expusemos também que respiração é a fonte de energia primoridal e básica. A focalização no ato de respirar resume a forma inicial e mais simples de produzir mana. Muitas filosofias e correntes doutrinárias religiosas fazem menção a este ato, que pela sua primazia Sebastião de Melo costuma chamar de primeiro alento.

A partir do nosso nascimento, começamos a respirar. É a função ou atividade básica que lastreia tudo o que pensamos, sentimos a agimos. Embora muitos considerem um aspecto banal e rotineiro, a respiração impulsina todos os papéis a serem desempenhados durante a vida na Terra. Você pode viver sem seus pais e filhos, por mais duro que possa parecer, mas não vive sem respirar. Aliás, a prática dessa focalização pode aliviar eventuais perdas e situações que serão partes da sua jornada, dando-lhes um sentido mais profundo (um dos significados da HUNA).

O relaxamento durante alguns instantes ao longo do dia, apenas sentindo o fluir natural do ar, entrando e saindo, é, por si, a recarga de mana. Seu efeito é surpreendente e melhora a concentração, fortalece a memória e ocasiona disposição para qualquer atividade a ser desenvolvida, impulsionando a vontade. Minutos inicias em que o uhane (espírito que fala e julga) tenta a dispersão são superados com a manutenção no foco.

Rituais e algumas músicas podem servir de estímulo sensorial para que o uhane permita que a mana seja armazenada e que se possa, às vezes, sentir sua trasmissão para os outros espíritos (da mesma pessoa ou de uma pessoa para outra). Essas práticas catalizam a atenção e refletem o muito propagado meditare.

Não é necessariamente obrigatório que se fique em jejum ou isolado em abstinência para meditar. Levando-se em conta que esta palavra é uma tradução do latim, que significa ir para o centro ou "pensar em", podemos arrazoar que meditar também é simplesmente focalizar, que está ligado à respiração, ato profundo.

Assim, medita-se quando se está focalizando na atividade primordial da existência, o que é a própria recarga de mana. Contudo, muitos insistem em afirmar que meditar é "não pensar", partindo para uma outra vertente, na busca de um suposto vazio interior. Trata-se de uma questão interpretativa: em que você prefere acreditar ? Seja qual for a sua escolha, você continuará respirando, isto é, fazendo recarga de mana ... (continuação).

2 comentários:

  1. Ótimo texto!
    Ainda nao tenho dominio pra desligar e me concentrar apenas na minha respiracao, continuo meu treino diario, um dia consigo.
    Renato Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Uma postura mais relaxada, onde se deixa de lado o tal "domínio", pode facilitar o início dessa prática. O corpo responde naturalmente e você sentirá prazer em apenas respirar.

    ResponderExcluir